MARIANA SANCHEZ

Fundadora e idealizadora do Luz de Luiza, Mariana Sanchez é psicóloga de orientação psicanalítica e há 17 anos dedica seus estudos e investidas profissionais à ampliação da compreensão do universo psíquico e emocional do ser humano. 

Formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), tem mestrado em Gestão da Clínica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e é especialista em Psicologia da Saúde pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Suas experiências profissionais vão desde a clinica psicanalítica (atendendo jovens e adultos há 14 anos) à coordenação e facilitação de grupos terapêuticos, além de sua trajetória como educadora de processos educacionais e formativos na saúde pública. Nos últimos anos, expandiu seu trabalho enquanto facilitadora para outras vivências e grupos temáticos, dentre eles retiros e imersões em parceria com outros profissionais.

Ao longo de sua jornada sua conexão com o outro sempre ocupou lugar de destaque e contínuo investimento. O contato e disponibilidade ao mundo interno do outro se dá organicamente, de forma fluída, inteira e comprometida. Escolheu trabalhar com as profundezas humanas acreditando que este seja o ponto de partida para qualquer desenvolvimento. Defende que o caminho para ampliação de consciência, e consequentes transformações, se dá de dentro para fora, sendo único e exclusivo à cada ser. Por isso, não acredita em receitas prontas, na padronização de respostas ou caminhos generalizados. Avalia, inclusive, seus impactos como superficiais e efêmeros, não os validando como processos efetivos de mudança.

Amante (desde sempre) dos sistemas e recursos naturais, ressignificou sua relação com a natureza quando a experienciou enquanto continência para processos profundos e extremamente desafiadores de sua jornada de vida. Desde então, a natureza deixou de ocupar um lugar meramente contemplativo e de desfrute respeitoso para assumir uma condição de referência, quase que central, em sua caminhada. Foi nesse momento que se sentiu presenteada com saberes ímpares, que foram visceralmente vividos e sentidos para depois serem incorporados em seu repertório de vida. O conceito natural mais explorado em seu trabalho é o da transformação, dos ciclos vida~morte~vida, presente em diferentes níveis e o tempo todo, reforçando a lógica do não engessamento das emoções, das escolhas e da vida.

Luz de Luiza surgiu da integração de fragmentos contextuais e intrínsecos de sua existência enquanto mulher, mãe e profissional -  enquanto Ser, em todas suas dimensões. Reflete um enfrentamento consciente, presente, desperto e possível de qualquer situação. Para isso, disponibiliza estratégias como vivências, retiros, imersões, espaços reflexivos, grupos terapêuticos e atendimentos individuais que mobilizam e acionam os recursos internos, de forma cíclica e contextualizada, num movimento de apropriação de cada realidade - sem idealizações, fugas ou qualquer outro subterfúgio ilusório que nos distancie de nós mesmas. 

 


Santa Catarina, Brasil

  • Instagram

©2019 by luz de luiza - todas as imagens do site pertencem ao acervo particular da Mariana